Aluguel para CNPJ: você conhece a lista de vantagens que o aluguel de veículos e a terceirização de frota podem trazer para a sua empresa? Não se preocupe! Você encontra isso e muito mais no artigo de hoje!

Terceirizar as soluções de mobilidade da empresa pode reduzir custos corporativos e aumentar a produtividade, além, é claro, de não bloquear uma grande parte dos ativos da organização, que ficam paralisados sob os efeitos da depreciação de veículos com o passar do tempo.

Além dos benefícios da locação de carros, ajudaremos você a avaliar sua necessidade pelo serviço e abordaremos as diferentes modalidades de locação de veículos. Por fim, falaremos sobre a documentação necessária e as condições de pagamento. Confira a seguir!

Por que alugar um carro para sua empresa?

Muitos gestores são seduzidos pelo desconto (algo em torno de 5%) dado pelas montadoras em vendas realizadas para pessoas jurídicas e acabam adquirindo veículos sem antes contemplar as vantagens de outros caminhos para atender às necessidades de mobilidade da organização.

Para que isso não ocorra com você, vamos expor uma lista com as principais vantagens de alugar um carro!

Preços acessíveis

O mito de que o aluguel de carros é muito caro é responsável por alguns gestores não considerarem a contratação do serviço como uma opção. Cabe ressaltar que esse tipo de visão não condiz com a realidade. A Localiza Hertz, por exemplo, oferece planos inteiramente personalizados para as empresas, valores acessíveis e negociação flexível para atender suas demandas.

Mais mobilidade

Em uma viagem a negócios, normalmente os executivos se planejam para cumprir vários compromissos, entre participação em treinamentos, reunião com fornecedores e visita a clientes. Já pensou no tempo perdido ao ter que solicitar e aguardar táxi a cada deslocamento necessário? Quando se tem o carro alugado, fica muito mais simples e rápido, o que gera maior produtividade e melhores resultados na viagem. 

Custos menores

O grande erro de muitas empresas que compram carro corporativo é considerar apenas o valor de compra do automóvel.

Além de imobilizar dezenas de milhares de reais, a empresa terá que desembolsar também alguns outros milhares de reais para manter o carro em perfeita condição de uso e dentro das exigências da lei.

As despesas de legalização incluem emplacamento, IPVA, licenciamento, DPVAT, entre outros. Já a manutenção básica inclui a troca de peças gastas, como pastilhas de freio, kit de suspensão, troca de óleo, pneus etc.

A essa altura, você pode estar se perguntando o seguinte: “bem, se o custo de manutenção é alto, então eu não estaria pagando por ele mesmo quando alugo o automóvel”? A resposta é negativa!

A gestão de frotas é o core business da locadora de veículos. Por isso, a negociação e a gestão dos veículos é feita de modo muito mais eficiente e, consequentemente, com menor custo.

Por fim, não podemos nos esquecer de que a tecnologia avança e os carros vão se tornando mais eficientes com o passar do tempo. Isso significa, entre muitas outras coisas, um consumo menor de combustível.

Quando você opta pela locação, terá sempre veículos novos à disposição, o que significa que, muito provavelmente, os gastos serão menores com abastecimento.

Gestão simplificada

Quando a empresa opta pela locação de veículos e terceirização da frota, logo percebe um benefício bastante importante: a facilidade e a simplicidade na gestão de mobilidade da empresa.

Um dos grandes motivos por trás disso está no planejamento financeiro da organização. Quando não se utiliza a locação para atender às necessidades de mobilidade da empresa, os custos se tornam uma verdadeira incógnita.

Ao planejar uma viagem corporativa, por exemplo, é impossível prever os gastos com táxi ou transporte de aplicativo, pois as tarifas variam conforme a ocasião, local, condições do trânsito etc.

Quando se aluga um carro, é possível saber o quanto vai gastar já no momento da reserva e a única despesa adicional será o combustível, também possível de ser previsto com o cálculo do km/litro.

Além disso, gerir uma frota de veículos não é uma tarefa das mais simples. É preciso contabilizar a quilometragem, fazer todas as revisões recomendadas pelo fabricante, pagar todos os tributos, agendar e realizar a vistoria anual, fazer manutenção periódica preventiva, rodar com o automóvel um número mínimo de quilômetros toda semana para evitar avarias, além de dificuldades e depreciação enfrentadas no momento de substituir o carro por um mais novo.

Cada uma dessas tarefas pode virar uma verdadeira dor de cabeça nas mãos de quem não entende do assunto. A locadora de veículos tem conhecimento específico sobre cada um desses procedimentos e conta com parcerias exclusivas com os mais diversos fornecedores de serviços ligados à gestão de frota, já que este é o seu core business.

Ao realizar a locação de carros com a Localiza Hertz, sua empresa ainda conta com uma ferramenta exclusiva de gerenciamento dos custos: a WebCorp. Além de relatórios, ela oferece o painel de indicadores: um dashboard simples e completo para controle das despesas com o aluguel de carros.

Capital de giro

Mais uma vantagem em alugar carro e terceirizar a frota é que a empresa não imobiliza um grande ativo na compra de veículos e pode investir esse recurso em outras áreas. Isso faz com que a organização tenha mais possibilidades e robustez do ponto de vista financeiro.

Além disso, sabemos que os carros são bens que se desvalorizam com o tempo, com a quilometragem e também com a quantidade de donos — e até mesmo após sair da concessionária. Assim, cada vez que o automóvel é negociado, perde-se um pouco do seu valor de mercado.

Agora, imagine uma situação em que a empresa precisa levantar uma quantidade alta de dinheiro para pagar uma indenização ou mesmo para aproveitar uma oportunidade comercial imperdível. Além da natural desvalorização do bem, temos que somar todo o custo administrativo com a venda e, também, é claro, o fato de que os carros podem acabar sendo vendidos abaixo de seu valor comercial em virtude da necessidade imediata de gerar capital de giro.

Quando investimos na compra de um veículo para a empresa, não é como se o dinheiro ficasse simplesmente bloqueado. Na verdade, tendo em vista que o carro é um bem que se desvaloriza extraordinariamente com o passar do tempo, a empresa acaba perdendo dinheiro.

Só de tirá-lo da concessionária, ele já vale cerca de 20% menos. Os carros usados (que são aqueles com dois a cinco anos) sofrem uma depreciação ainda maior e os velhos (mais de cinco anos rodando) são difíceis até de serem vendidos ou aceitos na troca por um modelo mais moderno.

Carro reserva

Uma garantia bastante interessante para empresas que alugam carro possuem é a de contar com um veículo reserva. Assim, em caso de panes, seu negócio não fica na mão. Já no caso de avarias, a locadora acionará o seguro e a empresa deverá arcar somente com a indenização por custos operacionais para receber um veículo substituto.

Segurança

Quando você aluga um veículo em uma empresa séria ou até mesmo quando terceiriza a frota, pode ter a certeza de que as viagens corporativas se tornam mais seguras. E, como sabemos, a segurança e o bem-estar dos colaboradores deve ser um dos valores mais importantes de toda e qualquer empresa.

A Localiza Hertz cumpre com rigor as manutenções preventivas dos carros alugados e a substituição periódica dos veículos, oferecendo aos clientes carros sempre novos.

Assim, sua empresa evita problemas por falha mecânica, que podem variar de um atraso em uma reunião até o cancelamento de compromissos. Mas, em caso de problemas, o usuário conta com o atendimento 24h da Localiza Hertz para oferecer todo o suporte.

Outro fator que influencia bastante na segurança das operações de mobilidade é a idade da frota. Quando trabalhamos com a locação de veículos, temos sempre o que há de mais moderno e seguro à nossa disposição.

Já para as empresas que escolhem comprar os veículos, por outro lado, inevitavelmente, em algum momento trabalharão com modelos ultrapassados e que, consequentemente, não oferecem as melhores condições de segurança.

Sua empresa precisa alugar carros?

Já deu para perceber que a lista de vantagens em alugar carros é bastante extensa e são várias as situações em que essa é a melhor solução em mobilidade Confira:

Aluguel diário

O aluguel diário pode ser uma boa ideia para a empresa que tem necessidades eventuais de mobilidade. É o que acontece, por exemplo, com uma pequena fábrica de uniformes que precisa de um carro para buscar tecidos junto ao fornecedor uma vez por semana.

No caso de uma floricultura que tem um grande aumento nas entregas em datas comemorativas, como dia dos namorados e das mães, o aluguel diário é capaz de ajustar a frota à necessidade da empresa de forma simples, rápida e com baixo custo.

A empresa que tem necessidades eventuais de mobilidade e adquire um veículo acaba tendo problemas mecânicos devido ao pouco uso. Além disso, é importante lembrar que o automóvel é uma ferramenta para crescer os lucros da empresa e não para aumentar seus gastos.

Assim, o custo de manutenção de um carro não é capaz de justificar, na maioria dos casos, o benefício de poder contar com ele algumas poucas vezes.

Outra situação é a viagem a negócios, quando o profissional precisará do carro somente para se deslocar da empresa até outra cidade ou mesmo ter mobilidade na cidade de destino, Nessa situação, sua empresa ainda pode contar com o LOCALIZA FAST, um serviço exclusivo da Localiza Hertz em que o motorista abre o carro direto pelo celular, sem passar pelo balcão. Para isso, realize a reserva pela WebCorp, selecionando um grupo de carro que oferece o serviço. No momento da retirada do carro, basta ir até à agência Localiza Hertz escolhida e usar o app para destravar o veículo. Pronto: as chaves e documentos do carro estarão aguardando o condutor no porta-luvas.

O LOCALIZA FAST traz muito mais praticidade e agilidade para quem tem uma agenda apertada e não pode perder preciosos minutos do dia.

Aluguel mensal

A expansão da área de atuação é um objetivo e, até mesmo, a realidade de muitas empresas. E como garantir que a equipe alocada na nova cidade tenha mobilidade? Simples: com o aluguel mensal, sua empresa tem carros disponíveis imediatamente e vários modelos para melhor atender à necessidade de cada profissional.

O aluguel mensal também é a melhor opção em projetos que demandem residência provisória. Se uma empresa de consultoria, por exemplo, trabalhará em um projeto durante três meses, não será inteligente comprar um carro somente para atendê-la neste período. Alugando o carro, a empresa pode devolver o carro assim que o projeto for concluído.

Na modalidade mensal, o valor pago por dia é menor. Além da economia, a empresa ainda conta com outros benefícios, como condutor adicional grátis e seguros inclusos.

Terceirização de frotas

Na terceirização de frotas você passa para outra empresa a responsabilidade de fornecer, gerir, realizar a manutenção e prestar suporte sobre o uso dos veículos.

É uma solução bastante apropriada para as empresas que têm o seu foco em outras atividades, porém dependem da infraestrutura logística da frota durante o ano todo. É o que acontece com as empresas que realizam entregas diárias, por exemplo.

Qual é a documentação necessária para alugar um carro?

Você vai perceber que o procedimento de locação de veículos para empresa é extremamente simples. Basta acessar o site localizahertz.com/empresa e preencher o formulário. Em seguida, você receberá o contato da Localiza Hertz com a solicitação de envio dos seguintes documentos para aprovação de crédito:

  • Contrato Social ou Requerimento de Firma Empresarial Individual
  • Última alteração contratual
  • Comprovante de endereço atualizado

Estando tudo certo, sua empresa já pode realizar a reserva do carro. 

O condutor deve ter, no mínimo, 21 anos de idade e sua habilitação precisa ter pelo menos dois anos contados a partir da data da emissão.

Quais são as condições de pagamento?

As empresas cadastradas na Localiza Hertz possuem a vantagem de realizar o pagamento faturado, não sendo necessário que o usuário apresente cartão de crédito ou tenha que realizar o pagamento imediato na devolução do carro. O gerenciamento das faturas é feito de forma simples e fácil, pela WebCorp, a ferramenta exclusiva da Localiza Hertz para clientes corporativos.

E aí, viu como é vantajoso alugar um carro? Solicite o cadastro da sua empresa e realize sua locação.

Escreva um comentário