Muitas vezes confundida erroneamente com ganância, a ambição é um forte e genuíno desejo de se conquistar ou fazer algo e costuma demandar dedicação e trabalho duro. A ganância, por sua vez, refere-se a um desejo intenso e egoísta pelas coisas, especialmente por riqueza ou poder.

Ser ambicioso, portanto, é algo totalmente legítimo, pois está associado a um crescimento saudável, que vai além da própria pessoa, pois preocupa-se com os outros à sua volta. Ser ganancioso, por outro lado, em vez de impulsionar as pessoas, está ligado à falta de escrúpulos e, não raro, prejudica quem é que esteja por perto.

Neste post, vamos mostrar que ser ambicioso é, de fato, uma coisa boa, ao contrário do que muita gente pensa. Afinal, quando a ambição tem uma conotação ruim, é porque ela é confundida com ganância. Além disso, vamos destacar as características dos ambiciosos e falar da sua importância para empreendedores. Acompanhe!

O que é ambição?

Para conquistar o sucesso profissional ou pessoal, é indispensável ter ambição. Como dissemos, esse conceito não tem nada a ver com a ganância. Para diferenciar ambos os termos mais uma vez, o primeiro é a disposição para crescer e o segundo é o desejo de ter mais do que o necessário.

Para que você não tenha mais nenhuma dúvida do significado de ambição, ainda vale dizer que ela está relacionada às emoções e sentimentos. É a energia necessária para que a gente vá atrás das nossas realizações em todos os âmbitos da vida.

Uma pessoa ambiciosa é aquela que só descansa quando consegue alcançar seus objetivos e bater suas metas. No universo profissional, especialmente, é sempre bom contar com boas doses de ambição. Afinal, o mercado é muito competitivo e, para se diferenciar, é preciso inovar e entregar resultados acima da média.

A ideia é cultivar um grande desejo pela realização e transformação de projetos e empresas. Claro que a ambição tem que ser medida e moderada, pois é o ingrediente perfeito para o sucesso. Em excesso, no entanto, torna-se ganância, o que não é saudável e, em vez de ajudar, pode atrapalhar.

Para que a ambição leve a caminhos proveitosos e úteis, a pessoa deve estabelecer estratégias considerando valores como honestidade, respeito e ética. Afinal, usar trapaças, mentiras e chantagem é algo eminentemente incompatível com a ambição.

Principalmente quando falamos ao ambiente de trabalho, vale a pena destacar que a ambição é desejável, enquanto a ganância é algo condenável.

Por que é importante ter ambição?

Se não temos o desejo de crescer, vencer e se qualificar, ou seja, de alcançar novos e melhores resultados, provavelmente cairemos na inércia. Dessa forma, é o desejo de mudar que leva a pessoa a realizar grandes transformações.

Por conta disso, a ambição é essencial em diversas áreas da vida. Pessoas ambiciosas visualizam o panorama, a fim de identificar pontos de melhorias e implementar estratégias para otimizar aquilo que precisa de novas e melhores soluções.

Pode-se dizer, inclusive, que a ambição é sempre o desejo de alcançar o melhor. E, embora cada pessoa possua seus parâmetros de felicidade e sucesso, existem algumas atitudes em comum que todos ambiciosas fazem:

  • mudança de carreira: a ambição faz com que as pessoas deem os primeiros passos e, assim, elas superam medos para conquistar objetivos desafiadores como uma mudança de carreira;
  • não desistir: é fácil identificar uma pessoa ambiciosa nos momentos em que enfrenta dificuldades. Ela não desiste fácil e faz de tudo para avançar para o próximo nível;
  • capacidade de sonhar: principalmente para quem empreende, sonhar grande é algo somente para quem é ambicioso;
  • criar novas soluções: inovar também faz parte das características dos ambiciosos, que contam com um espírito capaz de concretizar suas ideias.

Quais são as principais características de uma pessoa ambiciosa?

As pessoas dotadas de ambição contam com algumas características em comum. São habilidades que fazem toda diferença no momento em que elas realizam suas ações, como abrir uma empresa ou fazer com que o negócio cresça. Logo abaixo, destacamos essas competências:

Coragem

O sucesso pessoal ou profissional não pode ser conquistado sem algumas doses de coragem. Por isso, pessoas ambiciosas não têm medo de tentar e errar, uma vez que têm consciência de que o caminho para alcançar a vitória pode ser longo, mas recompensador.

Dedicação

Conforme mostramos ao longo do texto, a ambição é o desejo por crescimento e realizações. Sendo assim, a dedicação é algo totalmente ligado ao dia a dia das pessoas ambiciosas. Por isso, quem apresenta essa característica não mede esforços para aceitar desafios e trabalhar para realizá-los.

Mudança de atitude

Mudar de atitude é algo necessário para aqueles que desejam crescer na vida pessoal e profissional. Sem isso, continuariam no mesmo lugar, colhendo os mesmos resultados. Esse é, inclusive, um diferencial essencial entre os que alcançam o sucesso e aqueles que ficam presos ao “coitadismo”.

Ao mudar de atitude, as pessoas conseguem enfrentar as adversidades para abrir um negócio, conseguir uma promoção ou simplesmente conquistar um melhor salário para ter mais qualidade de vida.

Pensamentos positivos

Gente ambiciosa também pensa positivo. Enquanto as outras pessoas estão envolvidas nos problemas e se lamentando por eles, os ambiciosos avaliam a situação e a enfrentam, mesmo com medos e dificuldades. Seus pensamentos são sempre voltados para ações mais práticas, objetivas e otimistas.

Desenvolvimento de metas

Estabelecer e cumprir metas é algo essencial para que um determinado objetivo seja alcançado. Sem elas, é praticamente impossível alcançar a evolução e medir os resultados. Em um negócio, por exemplo, as metas contribuem para analisar os ganhos do empreendimento, seus lucros e rendimentos.

Uma pessoa com ambição consegue estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. Ela avalia onde se encontra em seu atual momento e analisa o que deverá ser feito para chegar aonde deseja ao longo de determinado período. As metas possibilitam, principalmente, compreender se as ações aplicadas estão surtindo os resultados esperados.

O que você achou dessas ideias sobre ambição? A ambição é, sem dúvidas, uma das características de um profissional de sucesso, mas também existem muitas outras, como a liderança e a capacidade de inspirar um time. Falando nisso, aproveite para ler o nosso post e entender como conseguir uma equipe de alta performance com a ajuda da liderança empresarial.

Escreva um comentário