Ter qualidade de vida nas grandes cidades é o desafio de muitos brasileiros. Perde-se muito tempo no trânsito, mesmo em destinos curtos. Às vezes, o trajeto para o trabalho significa longos engarrafamentos e momentos estressantes nos horários de pico.
Por mais difícil que possa parecer, há soluções para facilitar essa situação e deixar o cotidiano mais leve. Além de trazer benefícios para as pessoas, essa mudança é positiva também para as empresas — afinal, as dificuldades no trajeto podem gerar atrasos e diminuição da produtividade dos funcionários.
Por isso, é importante pensar em mobilidade urbana corporativa. Quer saber como ela funciona e como sua empresa pode aproveitar as vantagens? Então continue a leitura deste post:
O que é mobilidade urbana?
Ela se refere às condições de locomoção das pessoas dentro dos centros urbanos. Para pensar como é a mobilidade urbana na sua cidade, tente responder: quais são as opções que existem para se deslocar entre as diversas regiões?
No nosso País, o desenvolvimento das cidades se deu de forma rápida e sem planejamento, por isso enfrentamos problemas com a mobilidade. A maioria da população vê o veículo particular como o meio de transporte ideal. Até mesmo aqueles que fazem uso do transporte público costumam sonhar com a aquisição de um carro ou uma moto.
O grande número de veículos nas ruas, entretanto, é um sinal de má qualidade na mobilidade urbana. Eles deixam o trânsito mais pesado, barulhento e poluído. Se há uma sobrecarga no número de automóveis é porque a cidade não oferece alternativas suficientes.
As cidades mais desenvolvidas do mundo entendem que há uma boa mobilidade urbana quando a população consegue se locomover fazendo uso de transportes coletivos ou de modais alternativos, como a bicicleta. Por isso, é preciso investir em soluções para promover um uso mais inteligente dos espaços e dos meios de transporte.
Quais são as vantagens da mobilidade corporativa?
Pensar uma mobilidade urbana baseada na sustentabilidade traz benefícios para a cidade e para cada um de nós. Alguns caminhos para chegar a isso são: investimento em transportes coletivos, uso de tecnologias, aumento da estrutura para incentivar outros modais e estímulo à conscientização coletiva e individual.
Essas ações são encabeçadas pela gestão municipal, mas há atitudes simples que você pode tomar na sua empresa para facilitar o deslocamento dos colaboradores. É o que chamamos de mobilidade corporativa.
Com a otimização da mobilidade, é possível aumentar o bem-estar dos funcionários, evitar atrasos e faltas e diminuir a rotatividade. Essas questões têm efeito direto na produtividade da empresa. Além disso, vocês vão estar contribuindo para fortalecer a mobilidade sustentável na cidade.
Como incentivar a mobilidade na sua empresa?
Sabemos que em muitos municípios os sistemas de mobilidade ainda não são suficientes para diminuir o privilégio do transporte individual. Mesmo assim, nos últimos anos avançamos bastante no estímulo a outras formas de circulação urbana.
As empresas podem aproveitar essas mudanças. Entender onde os funcionários moram, mapear os trajetos que fazem e estimular o compartilhamento de veículos e a utilização de outros modais são formas de investir na mobilidade corporativa.
A empresa pode fazer a diferença com campanhas de conscientização, distribuição de material educativo e adoção de estratégias de mobilidade. Vamos apresentar algumas opções que podem mudar seu cotidiano de trabalho!
Estimular a utilização do transporte público e de outros modais
Tem sido grande o investimento e o avanço para aumentar a presença e a qualidade das opções de transporte coletivo nas cidades. Muitas prefeituras estão, por exemplo, renovando sua frota de ônibus e tornando as viagens mais rápidas — com estratégias como fixar faixas exclusivas e utilizar o sistema de integração.
Em capitais, os ônibus são integrados com outros tipos de transporte coletivo, como metrôs, trens e os modernos BRT e VLT.
Quando o gestor conhece o trajeto feito pelos seus funcionários, é possível pensar em campanhas que incentivem a substituição do transporte individual pelo público. Muitos colaboradores desconhecem as opções coletivas, assim, a empresa pode incentivar essa cultura ao oferecer vale-transporte e compartilhar informações sobre a estrutura disponível na cidade.
Além do transporte público, há alternativas que também são muito interessantes para a mobilidade, como realizar o trajeto a pé ou de bicicleta. Essas são possibilidades mais baratas e sustentáveis, capazes de promover bem-estar e qualidade de vida.
Para estimular essa ideia, uma ação bem simples é ter um vestiário disponível para que os funcionários possam tomar banho e trocar de roupa ao chegar na empresa. Outra estrutura necessária para atender quem opta por essas alternativas é um bicicletário no estacionamento da empresa.
Incentivar a carona entre os colaboradores
A ideia do compartilhamento de veículos é uma solução para minimizar os efeitos do meio de transporte individual. Para quem precisa ir de carro para a empresa, os aplicativos de carona corporativa são uma ótima opção. Você pode incentivar a cultura da carona entre os funcionários, para otimizar trajetos e diminuir o número de veículos nas ruas.
Para os colaboradores que utilizam outros modais no dia a dia, mas que precisam do carro às vezes, o transporte por aplicativo é uma boa opção. Ao contratar o serviço apenas para uma corrida, ele evita colocar mais um veículo definitivamente no trânsito.
Outra ideia inovadora é o aluguel de carros. Pode ser uma solução para funcionários que fazem o mesmo trajeto e podem dividir a conta, compartilhando o veículo alugado.
Considerar a flexibilização do horário de trabalho
Essa é uma ideia que vale a pena ser pensada. O maior problema do trânsito é o horário de pico. Como a maioria das pessoas tem uma rotina muito similar, em determinados momentos do dia fica impossível não enfrentarmos um trânsito mais pesado.
A flexibilização do horário de trabalho pode minimizar os efeitos do engarrafamento na qualidade de vida dos funcionários e em sua produtividade. Esse modo de funcionamento diminui a perda de tempo e o estresse nos trajetos.
Investir em mobilidade urbana na empresa traz benefícios individuais e coletivos. Ao realizar pequenas mudanças na rotina e estimular o uso de meios alternativos para circular na cidade, você contribui para a mobilidade sustentável.
Que tal ajudar a espalhar essa ideia? Compartilhe este texto nas suas redes sociais!