Já imaginou ter um outdoor ambulante, que pudesse chegar a qualquer canto do país onde seu negócio atua, sem que isso custasse nenhum adicional ao caixa da empresa? Bom, sua frota pode funcionar justamente dessa maneira, se você souber aproveitá-la da forma certa para contribuir com a imagem da empresa.

Quando pensamos em imagem da empresa, logo nos vem à cabeça a identidade da marca, logotipos, conceitos, valores e tudo o que o mundo do marketing e da publicidade abrangem. Apesar desses serem os aspectos mais lembrados, a frota de uma empresa também exerce um papel importante na construção da sua imagem.

A frota de qualquer empresa, além de servir ao propósito do negócio, transportando colaboradores, representantes e até fazendo entregas, também pode impactar de outras formas a empresa — tanto para melhor quanto para pior — e deve ser levada muito a sério.

Sua frota como instrumento de marketing

Já imaginou ter um outdoor ambulante, que pudesse chegar a qualquer canto do país onde seu negócio atua, sem que isso custasse nenhum adicional ao caixa da empresa? Bom, sua frota pode funcionar justamente dessa maneira, se você souber aproveitá-la da forma certa.

A adesivagem ou plotagem do veículo, como é mais conhecida, serve a diversos propósitos: ela ajuda na identificação e controle interno da frota (número do carro, código etc.) e também na hora de espalhar sua marca por aí.

Esse tipo de prática é uma boa estratégia para quem busca reforçar a marca nas regiões onde atua. A plotagem pode ser simples, utilizando apenas o logo da empresa, por exemplo, ou mais complexa, envolvendo a padronização das cores dos veículos, o modo como o desenho gráfico se integra com cada modelo etc.

O importante na plotagem é não apenas deixar sua marca aparente, mas, também, todos os meios por onde potenciais consumidores podem entrar em contato com a sua marca. Assim, telefones, websites e e-mails devem estar aparentes sempre.

A forma de dirigir deve refletir os valores da empresa

Outro fator que afeta a imagem da sua empresa por meio da frota é a forma como seus motoristas e colaboradores se comportam nas estradas. Sua equipe é a cara do seu negócio e não pode deixar transparecer outra coisa senão os bons valores de uma empresa, cuidando do trânsito e das pessoas.

Por isso, além dos telefones para contato com sua empresa, caso alguém tenha interesse nos seus produtos, também é bacana deixar um número para saber como seus motoristas estão dirigindo e garantir que todos estão desempenhando bem as políticas da empresa.

Invista ainda em treinamentos de direção defensiva e garanta a manutenção preventiva para evitar surpresas e desconfortos com outros motoristas. Quando um veículo da sua frota se acidenta e/ou é envolvido em um acidente, o que está em jogo não é apenas o eventual conserto do veículo, mas, sim, a imagem da marca.

Portanto, é preciso garantir que situações como essas sejam evitadas ao máximo para que não seja necessário recorrer ao gerenciamento de crises e correr o risco de manchar a imagem da empresa.

Deixe claro para os motoristas da sua empresa a importância do seu trabalho para a imagem do negócio, afinal, eles dirigirão veículos com sua marca para todos os cantos e devem ser responsáveis por gerenciar as situações da melhor maneira.

Além do treinamento, outra ação importante para controlar a conduta do motorista é investir no rastreamento dos veículos. Isso não só evita excessos, como ultrapassar os limites de velocidade permitidos e levar o veículo para rodas fora do itinerário, mas também diminui e muito as chances de roubo, por exemplo.

Motoristas mais empenhados

Ceder um carro da empresa para seus funcionários poderem trabalhar tem um efeito muito positivo tanto no seu desempenho como também em trazer felicidade para o dia a dia de trabalho. Eles são um laço de confiança entre o empregado e a empresa.

Quando um colaborador tem que usar um carro próprio para fazer o serviço da empresa, ainda que ele seja ressarcido com programas internos de pagamentos por quilômetro/diária, a gestão pode ser confusa e dar a impressão de que seu colaborador está sendo lesado.

Assim, quando ele recebe um carro para trabalhar que atende suas necessidades, se sente muito mais motivado para desempenhar seu papel na empresa e até cria um senso maior de cuidado com o veículo, mantendo-o como se fosse seu.

Nesse tipo de situação, os dois lados ganham, pois o zelo do funcionário se reflete em mais produtividade e também em melhores atitudes no trânsito.

Os modelos de veículo da frota também influenciam na imagem

Essa é uma questão que poucas pessoas costumam considerar. Afinal, o que um modelo de carro pode dizer sobre uma empresa e toda a sua imagem? Na verdade, muito.

Da mesma forma que acontece conosco quando compramos um carro para nós ou nossa família, esse carro transparecerá a imagem do que queremos mostrar. Um carro mais esportivo e jovem? Um carro grande, de família? Ou um carro mais luxuoso e confortável?

No caso das frotas, no entanto, o modelo de veículo pode indicar desde a saúde financeira do negócio até a preocupação dela com seus colaboradores, oferecendo veículos que cuidam melhor dos motoristas.

Agora, se você ainda não está convencido disso, basta pensar no modelo de carro que primeiro vem à sua mente quando pensamos em frotas de companhias telefônicas e de telefonia móvel. Dá ou não dá para associar a imagem da empresa a um determinado modelo de carro?

Também, nesse viés, é válido considerar que algumas políticas adotadas pela empresa e seus parceiros, como as que disponibilizam carros para locação, para proteger o meio ambiente, agregam um valor enorme às marcas.

A lavagem a seco é um bom exemplo dessa prática. Ela diminui drasticamente o uso de água na lavagem dos veículos, chegando a passar de 320 litros da lavagem comum para meros 250 ml no método. Por conta disso, uma empresa que cuida bem dos clientes, colaboradores e do meio o ambiente, tem uma reputação excelente.

E aí, imaginava que a frota de uma empresa poderia influenciar tanto assim na imagem da empresa? Então comente deixe nos comentários: o que mais você acredita que poderia ser feito para melhorar a imagem de uma empresa por meio da sua frota?

Escreva um comentário