Você sabe como vencer a procrastinação e alcançar resultados no trabalho? Antes de qualquer coisa, é essencial entender o significado desse conceito. A procrastinação nada mais é do que o ato de adiar um determinado comportamento, deixando-o para depois.

Quem sempre procrastina, infelizmente, compromete a qualidade das tarefas que entrega ou até mesmo deixa de cumprir algumas obrigações. Por estar diretamente ligada à produtividade, a procrastinação pode ser prejudicial para o desenvolvimento profissional e atrapalhar planos, objetivos e metas de curto, médio e longo prazo.

Para evitar que essa situação aconteça em sua vida, neste post vamos dar 6 dicas simples para você parar de procrastinar. Entre elas, vamos falar sobre questões como quebrar grandes metas em objetivos menores, criar barreiras para a procrastinação e estabelecer um sistema de recompensas.

Se você quer ser mais produtivo e disciplinado, confira as ideias que separamos para você!

1. Quebre grandes metas em objetivos menores

Um dos grandes problemas de muitas pessoas é que elas planejam metas muito ousadas. Por isso, quando olham o objetivo em sua totalidade, por exemplo, ele pode parecer inalcançável e, assim, gerar frustração. Se você tem uma mente que tende à procrastinação, isso pode ser ainda pior.

Portanto, é essencial que as metas maiores sejam divididas em pequenas ações, de forma que elas se tornem diárias, pois isso é algo que você poderá ver e tocar. Com isso, aos poucos, você vai se aproximando das metas de médio e longo prazo, uma vez que a soma das tarefas diárias lhe ajudarão nesse percurso.

Em outras palavras, a ideia é que você não perca uma meta de vista. Trabalhe para que ela seja alcançável e sempre tome o cuidado de realizá-la pouco a pouco.

2. Crie barreiras para a procrastinação

Uma ótima ideia para você deixar de procrastinar é criar pequenos hábitos, conforme alguns que descrevemos a seguir:

  • evite as redes sociais: em muitas situações, elas podem atrapalhar a produtividade e, consequentemente, a realização de objetivos e metas;
  • faça listas no dia anterior: sabendo o que fará, você se organiza melhor e evita ficar perdido no momento de começar a realizar suas atividades;
  • adote a técnica pomodoro: por meio dela, pode trabalhar por blocos de 25 minutos e descansos de 5 minutos, o que lhe ajudará a ter o máximo de foco;
  • tenha uma agenda: não importa se é de papel ou eletrônica. O essencial é que você marque tudo na agenda e tenha uma visão clara do que precisa fazer;
  • faça exercícios físicos: eles são essenciais para você ter mais disposição e motivação para encarar os desafios diários;
  • cuide da alimentação: já considerou a possibilidade de a comida estar minando a sua produtividade? Por isso, evite alimentos como doces, refrigerantes e frituras, que podem se tornar um grande adversário para ter alta performance profissional.

3. Tenha um sistema de recompensas

Sabe as coisas que mais gosta? Uma viagem dos sonhos, idas ao seu restaurante preferido com a família, uma atividade física, uma série do Netflix ou até mesmo um bolo de chocolate recheado. Para deixar de procrastinar, seja inovador e crie um sistema de recompensas para si próprio. Sempre que concluir algo, desfrute dessa recompensa.

Lembre-se de que nem sempre precisa ser algo complexo, como uma viagem para Nova York. Pode ser um simples café com pão de queijo. Apenas fique sempre atento e tenha cuidado para não exagerar na recompensa e se esquecer de voltar ao trabalho. Tudo tem que ser uma questão de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

4. Supere seus medos

Os medos fazem parte da vida de qualquer pessoa, mas é importante que eles não o paralisem. Nunca se esqueça de que o medo é uma grande ilusão e muitas vezes você pode estar envolvido em questões que não deixem que você siga firme na conquista dos seus objetivos e das suas metas.

Desapegue e desprenda-se de ideias que não estão te levando para os caminhos que você quer. Se for o caso, não tenha vergonha de buscar ajuda com profissionais da área. Invista em um psicólogo e comece a fazer terapia, de repente, pode ser uma ótima saída para você eliminar seus medos, vencer a procrastinação e transformar-se na sua melhor versão.

5. Aproveite a jornada

É provável que já tenha visto muita gente dizendo coisas como: “serei feliz quando começar a ganhar 20 mil reais por mês”. Não há nenhum mal nisso, mas será que a pessoa será infeliz até atingir um determinado objetivo? O que diremos a seguir pode até soar como frase de autoajuda, mas é a mais pura verdade: aproveite a jornada, pois é nela que reside a verdadeira felicidade.

A partir do momento que você passa a valorizar cada micro-momento do seu dia, com certeza as suas tarefas se tornarão muito mais leves e, naturalmente, parará de procrastinar. Aproveite o momento da melhor forma possível, sem ficar se preocupando com o futuro. As coisas acontecerão e você se surpreenderá.

6. Comece agora

Por que deixar para depois aquilo que pode fazer agora mesmo? A vida é sua e você tem condições de assumir o protagonismo da sua vida, de forma a construir uma história que sempre sonhou para si. Em vez de pensar “não dá”, mude sua forma de pensamento e refaça a questão: “por que não?”.

Portanto, assuma o comando do tempo e das suas atividades e faça acontecer. Prefira a dor de iniciar o que tem de ser feito do que uma possível consciência pesada de ter perdido o prazo ou realizar uma atividade de qualquer forma.

O que achou dessas ideias para vencer a procrastinação? Esteja consciente de que é o único responsável por suas escolhas e é a pessoa que pode fazer algo para você sair do estado atual e ir para o desejado.

Trabalhe duro para isso, mas também faça com inteligência. Sempre que precisar, coloque essas ideias em prática e não permita que a procrastinação o atrapalhe.

Se você gostou deste artigo, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber conteúdos que podem ser essenciais para a conquista dos seus objetivos e metas.

Escreva um comentário