Segurança, estudo de demanda e mobilidade dos colaboradores são itens que precisam ser pensados por quem pretende oferecer serviços 24 horas. Se você planeja aumentar a receita, funcionar sem nunca fechar as portas pode ser uma boa alternativa.

Padarias, supermercados, restaurantes, lavanderias, escritórios, consultórios médicos e odontológicos, academias, entre inúmeros outros setores, estão fazendo sucesso por continuarem abertos pela madrugada adentro. Até mesmo gráficas vêm conquistando espaço à noite, de olho em consumidores como professores e alunos desesperados por causa de prazos curtos.

Ficou interessado? Então, veja neste post o que a sua empresa deve fazer para proporcionar serviços 24 horas. Venha com a gente!

Pondere sobre os benefícios e desvantagens

Antes de pensar em um negócio que opere durante a noite, lembre-se de que será preciso custear adicionais noturnos para os trabalhadores. Por essa razão, é necessário um cálculo minucioso sobre a expectativa de demanda do setor em que você for apostar as suas fichas — o volume de entrada financeira terá de ser relativamente alto para compensar.

Outra opção é pensar sobre a terceirização de mão de obra para alguns setores, como a limpeza, por exemplo. Na terceirização, os encargos trabalhistas ficam sob a responsabilidade da fornecedora, o que pode ser um alívio para seus investimentos.

Não se esqueça, porém, de exigir uma equipe de alta performance para não atrapalhar o padrão de qualidade do seu empreendimento.

Aposte em um local com tradição de serviços noturnos

Mais uma dica para oferecer serviços 24 horas é escolher um endereço em que já existam outros estabelecimentos de portas abertas à noite. Dessa forma, você pode aproveitar o público de segmentos diferentes do seu.

Por isso, procure se informar sobre academias noturnas, consultórios odontológicos e veterinários que atendam em casos de emergências, restaurantes que não fechem etc. Tente encontrar um endereço no qual já exista esse costume. Muitos dos consumidores que preferem horários alternativos sofrem com a falta de tempo.

Nesse gancho, você pode tentar atrair esse público para o seu negócio. Fique atento, no entanto, para saber se haverá uma concorrência muita alta, ou seja, se no entorno há muitos estabelecimentos parecidos com o seu.

Invista em segurança

Quem procura serviços 24 horas geralmente tem uma preocupação maior do que a média com a segurança. Por isso, é fundamental garantir a devida proteção da sede, dos colaboradores e, é claro, dos clientes também.

Nos grandes centros urbanos, a criminalidade vem aumentando, e o público da madrugada dificilmente vai procurar um serviço ou mercadoria em locais que considerar vulneráveis.

Nesse sentido, fuja de bairros onde seja alto o índice de furtos e roubos de veículos. Aqui também a terceirização pode fazer a diferença. Porteiros podem ajudar a monitorar as imagens das câmeras e a chamar a polícia em caso de necessidade.

Procure um ramo que ainda tenha pouca concorrência

Também é uma boa estratégia, na hora de escolher investir nos serviços 24 horas, procurar por um ramo em que ainda seja baixa a quantidade de estabelecimentos oferecendo os mesmos itens que o seu.

Lavanderias de autoatendimento

Nesse cenário, uma boa ideia é copiar um hábito bastante comum na Europa e em países como Estados Unidos e Canadá: as lavanderias de autoatendimento, nas quais os clientes aproveitam máquinas industriais para lavar e secar as suas roupas.

Embora já existam alguns estabelecimentos desse ramo no Brasil, ainda não é tão comum, ao contrário do que ocorre com farmácias e padarias 24 horas, que já somam um número alto em quase toda as cidades.

Soluções de informática

Mais um bom investimento diferente para operar na madrugada são as consultorias e atendimentos de TI (Tecnologia da Informação). Empresas, hospitais, bares, entre outros, podem precisar de reparos ou orientações de informática nesse horário, o que ainda não é muito usual no mercado.

Espaços para coworking

Do mesmo modo, oferecer salas comerciais de coworking também pode ser uma excelente escolha, já que há poucos empreendimentos desse estilo fora do horário comercial.

Mesmo que você não vá investir nesses empreendimentos citados, é importante que leve em consideração o exemplo de sucesso deles. Nesse sentido, para trabalhar à noite, é preciso aliar dois fatores: uma clientela próxima e abundante e a capacidade de apresentar ao público algo que seja realmente uma novidade.

Alugue veículos para otimizar o transporte

A locação de veículos em contratos para empresas pode ser muito vantajosa para a implementação de serviços 24 horas. As melhores companhias desse segmento oferecem opções conforme a demanda, ou seja, há formas diferentes de adquirir os serviços: aluguel diário, mensal ou então a terceirização.

Para organizações com dificuldades de planejamento, o aluguel diário é uma excelente escolha, uma vez que resolve situações pontuais. Na locação mensal, vai ficar mais fácil se programar em relação ao transporte, adequando as entregas à real demanda, o que reduzirá os custos desnecessários com locomoção.

Quando for escolher a fornecedora desses automóveis, prefira empresas com pontos de agências físicos nas principais cidades e que sejam próximos de aeroportos e rodoviárias. Isso porque você pode precisar de suporte durante algum itinerário.

Outro grande benefício é uma melhora no fluxo de caixa, já que o capital não fica engessado como o que acontece quando a empresa adquire carros próprios.

Além disso, outra vantagem da locação de automóveis é não precisar se preocupar com a manutenção da frota, tarefa que fica a cargo da prestadora do serviço. Confira a seguir mais recompensas do aluguel de carros:

  • despesas dedutíveis do Imposto de Renda;

  • economia com emplacamentos, licenciamentos e seguros;

  • planejamento favorecido, já que os custos são fixos;

  • acesso a veículos novos;

  • variação de modelos e marcas conforme a necessidade;

  • redução de despesas com manutenção da frota;

  • carros reserva à disposição para evitar que a empresa pare;

  • atendimento 24 horas;

  • não é preciso se preocupar com a depreciação dos carros nem com a perda de dinheiro quando for vendê-los.

Como você pôde perceber, partir para a oferta de serviços 24 horas pode ser uma grande oportunidade de negócio, desde que alguns cuidados sejam tomados. Nesse contexto, a segurança, a novidade e a facilidade de transporte fazem muita diferença.

Com a locação de veículos, é possível contar com deslocamentos seguros e eficientes sem grandes investimentos. Quer saber mais? É muito fácil: assine a nossa newsletter!

Escreva um comentário