Dar atenção aos clientes, negociar com fornecedores, administrar despesas, cuidar do RH, manter fluxo de caixa, buscar inovação para empresa, providenciar manutenção para os equipamentos, gerenciar a frota etc. Essas atividades lhe parecem familiares?

Em grandes corporações, cada uma dessas atividades é realizada por um departamento específico. Talvez, na sua empresa, você seja o responsável por todas essas tarefas. Sabemos que não é fácil conseguir cuidar de tudo isso e ainda ter de equilibrar a vida profissional com a pessoal.

Tudo que você quer é ter menos dor de cabeça e mais tempo para cuidar das atividades essenciais da empresa, ou seja, aquelas que geram receita. Para resolver isso, muitos gestores estão optando pelo aluguel de carros. Você talvez tenha dúvida se essa alternativa é melhor do que possuir uma frota própria.

É preciso tomar essa decisão com cuidado e muito planejamento. Vários fatores e opções devem ser analisadas. Pensando na sua situação, preparamos este texto para que você possa tomar uma decisão certeira. Confira!

Quais são os planos disponíveis para aluguel de carros?

Aluguel diário

Essa opção é ideal para necessidades pontuais. Por exemplo, se você precisa de um carro para uma ação promocional específica, para a viagem de um colaborador ou para suprir a falta de algum veículo da sua frota própria que está em manutenção, o aluguel diário é a melhor saída.

Aluguel mensal

Essa alternativa é excelente caso a empresa esteja passando por algum projeto de expansão ou possua uma demanda maior de serviços em determinados meses. As negociações podem ser flexíveis a depender do período de uso.

Terceirização de frotas

​É possível terceirizar completamente ou parcialmente a sua frota. Com essa opção, é possível ainda contar com assessoria para que a frota seja mais econômica e eficiente para o seu empreendimento. Algumas ferramentas de gestão também ficam à disposição para facilitar o controle dos veículos.

O que está envolvido em ter uma frota?

Quanto você tem uma frota própria, existem despesas que podem pesar ao caixa da sua empresa. Veja abaixo quais são os principais gastos.

Custos com manutenção

Para contar com os veículos sempre que precisar, eles precisam estar em ótimas condições. Quem cuida bem do seu próprio automóvel sabe que a lista de itens para manutenção é enorme. Entre eles há as trocas de óleo, revisões periódicas, troca de pneus etc. E ainda é preciso lembrar que imprevistos acontecem.

Se você escolher ter uma frota própria, tudo que foi mencionado acima será sua responsabilidade. No aluguel de carros e terceirização de frota, a manutenção é feita por conta da locadora contratada. Isso com certeza é um alívio na agenda e no planejamento financeiro de qualquer gestor.

Disponibilidade dos veículos

Imagine estar em um daqueles dias bastante atarefados, em que é preciso dar atenção aos fornecedores, efetuar pagamentos e realizar um grande serviço para aquele cliente especial. Mas, justamente na hora de ir fazer o serviço, o único carro à disposição não funciona. O que fazer?

Se você possuir uma frota própria, o dia que já estava atarefado vai ficar mais ainda. Porém, se você contar com uma boa empresa de terceirização de frotas, basta informar o problema ocorrido e solicitar um veículo reserva para realizar o serviço.

Despesas com documentação

Providenciar emplacamento, pagar o IPVA e deixar o seguro em dia vai consumir ainda mais o seu tempo ou de algum funcionário. As horas gastas com isso com certeza seriam melhor aproveitadas para focar no seu core business.

Esse termo significa a parte central ou ponto forte de um negócio. Por exemplo, uma empresa que presta determinado serviço localmente e em outras cidades precisa de meios de transporte. Focar no core business, nesse caso, significaria não gastar muito tempo em gerenciar a frota e, ao invés disso, realizar as tarefas centrais da empresa.

Empresas que escolhem ter uma frota alugada terão mais tempo para dar atenção aos clientes e ir em busca de outros. Não é sem motivos que grandes corporações apostam na terceirização para direcionar a atenção para suas atividades principais.

Depreciação dos veículos

Diferentemente dos imóveis, que tendem a serem valorizados, os automóveis se depreciam com rapidez. E se você desejar ter sempre automóveis novos e não quiser perder tanto dinheiro na hora da revenda dos antigos, terá que gastar bastante tempo em negociações para garantir um bom preço.

Se optar pelo aluguel de carros ou a terceirização de frota, você terá sempre modelos em excelentes condições de uso. E na hora de renovar a frota, você não precisará se preocupar com nada. Todo o processo de renovação dos veículos será responsabilidade da locadora.

Existem outras vantagens do aluguel de carros e terceirização de frotas?

Além do que foi mencionado acima, existem mais vantagens que você deve analisar antes de decidir. Veja algumas delas:

  • com frota própria seu imposto de renda ficará mais caro. Com o aluguel de carros e a terceirização as despesas podem ser dedutíveis;
  • diferentes modelos e marcas de veículos disponíveis;
  • custos operacionais previsíveis;
  • maior controle dos gastos por meio de relatórios online;

Esperamos que este texto tenha esclarecido suas dúvidas sobre a decisão de possuir uma frota própria ou optar pelo aluguel de frota. Essa escolha pode fazer toda diferença no desempenho da sua empresa. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco para obter mais detalhes ou tirar outras dúvidas!

Escreva um comentário