Uma das metas mais importantes para qualquer empresa é reduzir custos corporativos, não é mesmo? Cortar gastos é imprescindível para aumentar lucros, reduzir as dívidas e melhorar o capital de giro das companhias. Ou seja, é fundamental para a saúde financeira dos negócios.

Existem várias formas de cortar custos corporativos em diferentes áreas da empresa, mas nem sempre esses cortes significam reduzir a equipe ou diminuir a companhia.

Medidas simples e mudanças de hábito podem ser o suficiente para alterar profundamente o cenário financeiro da sua empresa.

Saber em que se está gastando, inovar em algumas áreas e terceirizar os serviços de infraestrutura gera uma economia significativa. Continue lendo e conheça nossas dicas.

1. Mapeie todos os processos internos

Peter Drucker já disse, “o que pode ser medido pode ser melhorado”. É possível ver em diferentes situações como fica mais fácil pensar em soluções para as empresas partindo de informações conseguidas com dados e métricas bem aplicadas.

Essas informações fazem com que você esteja no controle sobre o desenvolvimento da empresa e permite pensar em estratégias para solucionar gargalos de produção, erros recorrentes, previsibilidade de prazos, volume de clientes que podem ser atendidos, e muitos outros aspectos do seu negócio.

Basta definir quais são as métricas que devem ser aplicadas e como esses números serão usados para apontar ou resolver problemas.

Mapear processos internos pode ser o diferencial entre trabalhar na sua capacidade máxima e só produzir o suficiente. Esse controle sobre processos contribui para que você tenha noção dos gastos e permite uma programação antecipada para agir em momentos de necessidade.

2. Repense suas soluções de tecnologia

Algumas soluções em tecnologia podem fazer da sua empresa um lugar muito mais produtivo. Automatizar tarefas do dia a dia, deixar cadastros prontos e dispensar etapas de um processo muito longo são ótimas formas de diminuir o tempo gasto para realizar atividades recorrentes.

A Localiza Hertz oferece aos clientes a LOCALIZA HERTZ, um serviço pioneiro na América do Sul, que agiliza muito a retirada do carro, proporcionando mais produtividade nas viagens a negócios. Essa tecnologia permite que clientes já cadastrados possam retirar veículos sem passar pelo balcão de atendimento.

3. Terceirize o que puder para reduzir custos corporativos

Algumas tarefas que pertencem à administração da empresa podem ser feitas por outras pessoas ou empresas.

Isso diminui processos a serem administrados e permite que o foco esteja nos objetivos principais da empresa, como a qualidade dos serviços e produtos e o crescimento dos resultados.

Por isso, terceirizar o trabalho pode ser uma medida, à primeira vista, custosa, mas que, em longo prazo, permite que você se concentre nos aspectos mais importantes do seu negócio.

Se a sua preocupação estiver na empresa e não em resolver a contabilidade, a aquisição de materiais ou problemas com os veículos, é mais fácil encontrar formas de repensar o seu negócio e se focar em estratégias de mercado. Uma empresa especializada em realizar um tipo específico de serviço provavelmente o fará melhor do que você.

4. Conheça o aluguel de carros

Alugar carros e terceirizar a frota da sua empresa são maneiras eficientes de poupar tempo e dinheiro.

Tanto as empresas que precisam de uma frota fixa e utilizam carros todos os dias quanto as que só utilizam esporadicamente, o aluguel de veículos e gestão de frotas são duas opções excelentes para o atendimento dessa demanda.

Contratando uma locadora de carros fica muito mais fácil administrar a mobilidade da sua empresa, já que os impostos e manutenção preventiva estão inseridos no valor do aluguel. Em caso de acidentes e roubos, a empresa pode usar um reserva, sem perder tempo esperando o conserto do carro.

A depreciação do veículo também deixa de ser um problema, pois a atualização da frota é feita pela locadora de carros. E o melhor: a sua empresa não precisa imobilizar um alto capital, afinal sai bem mais barato alugar 10 carros do que comprá-los e organizar os documentos.

A empresa ainda pode optar por acessórios que facilitam a vida dos motoristas, como o Localiza Way, um dispositivo colocado no carro com WI-FI para até 5 aparelhos, localizador de estacionamentos e agências Localiza Hertz e acesso rápido 24h.

Gostou das nossas dicas para reduzir custos corporativos? Assine a nossa newsletter e tenha mais informações e dicas na sua caixa de entrada!

Escreva um comentário