Manter um bom relacionamento com fornecedores é essencial para garantir que o seu negócio entregue o melhor produto e serviço para o seu cliente. Por isso, há muitos elementos a se considerar antes de fechar um contrato com um parceiro comercial. 

Neste artigo, vamos explicar o que você deve buscar em um fornecedor e, ainda, dar dicas de como manter um bom relacionamento com seus parceiros. Ficou interessado? Então continue lendo!

Entenda o que você deve procurar em um fornecedor

A escolha do fornecedor é muito importante para a sua empresa. A imagem da companhia estará, de certa forma, atrelada à do seu parceiro. Confira abaixo três cuidados fundamentais na hora de fechar uma parceria comercial.

Boa reputação no mercado

É importante que o seu fornecedor tenha uma boa reputação no mercado. Afinal, você não deseja que o seu cliente adquira um produto de má qualidade ou que você falhe na prestação de serviços por causa de um fornecedor ruim, certo?

Por isso, avalie com cuidado a reputação do fornecedor. Faça pesquisas na internet e converse com outras pessoas do seu nicho de atuação antes de iniciar qualquer parceria.

Preço competitivo

O preço também é outro elemento importante a ser avaliado. Quanto mais competitivos os valores do seu fornecedor, melhor será o seu preço no mercado em relação à concorrência. 

Avalie, portanto, se o fornecedor oferece descontos para contratos de longa duração, compras em lotes maiores ou mediante pagamento à vista. Isso pode fazer uma grande diferença no preço final, sem precisar ajustar sua margem de lucro. 

Vale ressaltar, no entanto, que o preço não é o único fator que deve ser avaliado: a qualidade do atendimento e agilidade na entrega, por exemplo, também são elementos que devem ser analisados com cuidado.

Facilidade nas operações

Outro fator importante para avaliar no fornecedor é a facilidade das operações. Isso inclui: facilidade ao efetuar a compra, agilidade na entrega e qualidade do atendimento de suporte e pós-venda. Isso agiliza as operações da sua própria empresa, que não ficará na dependência do fornecedor para realizar suas atividades.

Confira 7 dicas para manter um bom relacionamento com fornecedores

Se você já escolher o seu parceiro comercial, é importante manter um bom relacionamento com ele, de modo a garantir que toda a operação funcione bem e que a entrega ao cliente seja satisfatória. 

Abaixo, listamos sete dicas para manter um relacionamento saudável com a empresa parceira. Confira!

1. Seja transparente

Transparência é um dos elementos mais importantes para uma boa relação com o parceiro comercial. Procure deixar claro ao seu fornecedor sobre os seus prazos, custos e operações, de modo que ele compreenda, também, as suas necessidades e possa lhe atender melhor. 

Mantenha uma comunicação aberta e sincera com o seu parceiro: isso evita possíveis conflitos e pode estender a parceria durante muitos anos.

2. Seja ágil na comunicação

Uma forma eficaz de agilizar a entrega é evitando gargalos na comunicação. Portanto, tente não protelar o retorno daquele e-mail de confirmação de pedido que o seu fornecedor enviou, por exemplo. Oferecer respostas ágeis ajuda a manter o fluxo de trabalho.

3. Avalie as condições do contrato com cuidado

Antes de fechar uma parceria com o fornecedor, procure entender todos os pontos estabelecidos no contrato. Entenda quais são as limitações do seu fornecedor e quais são os seus compromissos com ele.

Se for preciso, questione o seu parceiro a respeito das cláusulas que você tiver dúvida. Avaliar essas condições é importante para que ambas as partes possam continuar trabalhando juntas em harmonia.

4. Alinhe processos

Se você já fechou um contrato com o seu fornecedor, então é muito importante alinhar os processos com ele. Deve-se, por exemplo, determinar quais são os procedimentos ideais para realizar um pedido, repor o estoque, efetuar uma compra e realizar a entrega. 

Você pode contar com o apoio de ferramentas como um software de gestão ou, ainda, um gerenciador de tarefas para auxiliar a comunicação entre as duas empresas.

5. Trabalhe com mais de um fornecedor

Depender de um único fornecedor pode lhe causar um sério problema no futuro. Qualquer imprevisto que ocorra com o seu parceiro comercial impacta diretamente na suas operações, o que pode desgastar a relação entre as empresas. Por isso, tente trabalhar com mais de um fornecedor para atender toda a sua demanda com qualidade e eficiência.

6. Dê e peça feedbacks

Dar feedbacks aos seus parceiros comerciais é uma prática fundamental para que eles possam melhorar a qualidade dos produtos ou serviços. Da mesma forma, é importante receber um retorno dos seus próprios fornecedores referente a forma como você se relaciona com eles. 

Além de ajudar a manter a comunicação mais transparente, essa prática também ajuda no desenvolvimento das empresas, já que elas podem implementar melhorias nos seus processos.

7. Comprometa-se com sua parte

Mantenha-se fiel aos seus compromissos com o seu fornecedor. Isso inclui:

  • realizar os pagamentos em dia ou, em caso de imprevistos, comunicar o setor financeiro do seu parceiro e negociar uma nova data de pagamento;

  • realizar os pedido dentro do prazo mínimo exigido pelo fornecedor;

  • oferecer o suporte necessário para que o seu parceiro comercial possa cumprir com a sua parte;

  • fornecer a documentação necessária em tempo hábil para que o fornecedor possa dar continuidade às operações;

  • entre outros.

Isso evita desgastes desnecessários que poderão, a longo prazo, comprometer a relação entre as duas empresas.

Entenda quando é o momento de encerrar a parceria com um fornecedor

Mesmo com um bom relacionamento, muitas vezes a empresa não pode atender às suas necessidades ou expectativas. Por isso, é importante avaliar o nível de satisfação dos seus colaboradores e clientes antes de encerrar a parceria. 

Para isso, deve-se avaliar, por exemplo: o tempo de resposta do seu fornecedor em relação aos seus pedidos, o relacionamento entre os membros da sua empresa com o seu parceiro, e a satisfação do cliente em função ao produto ou serviço prestado pelo fornecedor.

Saiba a importância de manter um bom relacionamento com fornecedores

Manter um bom relacionamento com fornecedores é fundamental para garantir uma entrega final de qualidade ao seu cliente. Ao evitar ruídos na comunicação entre as empresas, evita-se desentendimentos e falhas que podem prejudicar as operações de ambas companhias. 

Por isso, procure manter um diálogo aberto e transparente com os seus parceiros comerciais, de modo que ambos possam trabalhar com mais agilidade e eficiência. Dessa forma, é possível manter uma relação comercial saudável durante longos anos.

E então, gostou do nosso artigo? Então não deixe de baixar o nosso conteúdo gratuito sobre ferramentas que podem agilizar a gestão da sua empresa!

Escreva um comentário