Em empresas que utilizam veículos corporativos, uma das grandes preocupações dos gestores é com o custo de se manter uma frota, tanto aqueles diretos, de propriedade, quanto os indiretos, relacionados à estrutura de gestão. Por isso, a terceirização de frota aparece, muitas vezes, como solução para esse problema. Mas ela vale mesmo a pena?

Essa pergunta é muito comum, pois um olhar precipitado veria como uma despesa a adição de uma terceira parte, paga para fornecer um serviço que poderia ser realizado por uma equipe interna.

Porém, a terceirização traz, na verdade, diversas vantagens e resulta em redução de custos. Quer saber como isso acontece e quais são as vantagens de terceirizar sua frota? Então, continue a leitura, pois falaremos sobre isso neste artigo.

Como a terceirização de frota reduz custos?

Na terceirização de frota, a contratante compartilha a responsabilidade do gerenciamento dos veículos para outra empresa, que fornece, faz a manutenção e dá suporte no uso dos automóveis.

Dessa forma, as despesas com gestão de fornecedores de peças, consertos e revisões, seguros, rastreamento, impostos e depreciação dos veículos são passadas para a terceirizada, que cobra um valor único pelo contrato.

Além disso, as despesas não são apenas substituídas por um valor fixo mensal. Por negociar em grandes volumes e administrar uma grande quantidade de unidades veiculares, a locadora possui parcerias com os melhores fornecedores.

São concessionárias, seguradoras, oficinas mecânicas e autoelétricas, funilarias, comércio de autopeças e empresas de rastreamento que oferecem descontos e condições vantajosas em relação ao mercado varejista.

Assim, todos os custos com a propriedade e a manutenção dos veículos são menores para a terceirizada, pois esse é o core business dela. Por isso, a locadora pode repassar um preço de serviço menor para a contratante, gerando mais essa diminuição nos gastos.

Portanto, a terceirização é uma forma de economia para a empresa que a contrata. Principalmente por não ter de arcar com os custos de propriedade da frota, que incluem a aquisição, a manutenção e a depreciação das unidades veiculares.

Aliás, tratar os carros corporativos como um serviço a ser contratado e não mais como parte do patrimônio da empresa, que só se desvalorizará com o tempo e o uso, é cada vez mais uma realidade do mercado.

Mas a economia é apenas uma das vantagens que a terceirização da frota oferece. No tópico seguinte, falaremos melhor sobre isso. Não deixe de ler!

Quais as vantagens de terceirizar a frota?

Como vimos, a terceirização tem o potencial de reduzir as despesas com a frota corporativa ao compartilhar a responsabilidade e deslocar os custos de propriedade para uma contratada.

Mas para além disso, há outras vantagens em tratar a frota como um serviço a ser adquirido em vez de um patrimônio empresarial, relacionadas a uma maior eficiência de gestão e operação.

Para não deixar dúvidas, elencamos abaixo alguns dos principais benefícios que fazem a terceirização da frota valer a pena para empresas de qualquer porte. Confira!

Libera capital para o fluxo de caixa

Como a terceirização é paga como um serviço prestado, o capital que ficaria parado em forma de veículo pode ser utilizado para o fluxo de caixa, melhorando a saúde financeira da empresa.

Também pode ser investido para aumentar a produção, em ações de marketing e outras frentes para melhorar a eficiência no core business.

Reduz a burocracia

Ao terceirizar os veículos da frota, toda a responsabilidade com a gestão de documentos, pagamento de impostos, emplacamento, licenciamento e controle de garantias de fábrica e das peças, passa para a empresa contratada. Isso diminui consideravelmente o volume de documentos e os procedimentos burocráticos que precisam ser gerenciados.

Assim, ganha-se tempo e recurso para serem trabalhados em outras áreas, aumentando a eficiência e a produtividade da empresa.

Permite maior atenção ao core business

Com a redução dos custos, da estrutura física e a realocação do pessoal necessário para a gestão da frota, a terceirização permite que a empresa foque no desenvolvimento de estratégias para aumentar a produtividade.

Essas estratégias incluem o investimento em maquinário e tecnologias para aumento da produção e em marketing para melhorar as vendas, e o deslocamento dos colaboradores para atender o aumento no fluxo de negócios.

Mantém a frota sempre nova

Com uma frota própria, o custo da compra de veículos pode inviabilizar a troca por modelos novos. Isso faz com que a empresa fique defasada em relação às novas tecnologias automotivas, que aumentam a segurança dos motoristas e reduzem os custos

Além disso, carros novos tendem a dar menos problemas mecânicos, pois estão regulados pela fábrica e suas peças são originais e sem desgaste, o que exige menos paradas para manutenção, melhorando a disponibilidade da frota.

Em um contrato de terceirização, a renovação dos veículos já está inclusa, podendo ser, inclusive, com automóveis personalizados. Isso aumenta a eficiência da frota, reduz custos e melhora a imagem corporativa, com carros modernos e pouco usados.

Torna a gestão de custos mais simples

Tanto as despesas decorrentes da aquisição (como emplacamento e transferência), da propriedade (IPVA, DPVAT, licenciamento anual, seguros) e da manutenção (manutenção preventiva e corretiva) quanto o custo das depreciações dos veículos são substituídos por apenas um valor fixo estipulado no contrato.

Dessa forma, a gestão de custos da frota fica mais simples, permitindo a otimização de pessoal e de recursos destinados para esse fim, ao mesmo tempo em que torna mais fácil para os gestores da empresa acompanharem seus números.

Melhora o controle dos veículos em uso

A frota terceirizada pode ser equipada com dispositivos de telemetria e rastreamento, que permitem um controle em tempo real das rotas, da localização e até das condições de funcionamento dos veículos.

Esse gerenciamento a distância facilita o planejamento de rotas, a identificação dos perfis dos condutores e a ação imediata da equipe de gestão para resolver problemas de atrasos, acidentes e quebras mecânica, por exemplo, garantindo o bom uso dos carros corporativos.

Como vimos, muitos gestores têm dúvidas em relação à terceirização de frota, por passar parte das operações da empresa para uma contratada.

Porém, essa transferência é vantajosa, pois traz consigo redução de custos de propriedade e manutenção, diminuição da burocracia e libera a equipe de uma parte importante das responsabilidades de gestão, permitindo um foco maior em seu core business.

Gostou deste artigo? Ficou alguma dúvida em relação à terceirização de frota? Então entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo!

Escreva um comentário